quarta-feira, 30 de abril de 2008

CARACTERIZANDO - ENDO - INDO


Todo estilo musical possui uma “identidade” , aquilo que o caracteriza dos demais. Cada qual, seja o forró, o pagode, o funk, o jazz... , busca através de diferentes modos mostrar a sua cara. Por trás dessas caracterizações existem uma série de valores.
Como qualquer estilo, o nosso comentado SERTANEJO, também possui características que são únicas. E é isso, que vou procurar mostrar minimamente nessa postagem...
Quando fala : “ Sertanejo” o que vem em sua cabeça?
Para a maioria das pessoas que perguntei vem: “ rodeio” , “coisa de interior”, “homem de chapéu , bota e corda” , “boi, cavalo”, “duplas musicais”, “ viola, violão”, “ músicas de apaixonado”, “arena” ... sim, temos aqui um grande campo lexical!
É complicado tentar caracterizar algo, sem se identificar e colocar o seu ponto de vista, seus valores sobre o objeto. De fato, todos têm uma visão sobre determinada coisa, que pode variar ou ser a mesma. No caso da música sertaneja é difícil, pois uma mesma pessoa pode gostar desse estilo, - que possui duas identidades a caipira e a pop, como já foi mencionado – e gostar de outros estilos também. Não é o tipo de “objeto” que ou gosta desse ou do outro. Ou sou brasileira ou japonesa. Ou sou do grupo de mulheres ou do de homens. Também não é caracterizado apenas por aqueles que se vestem a caráter. O que se pode falar é ou gosta da música sertaneja ou não. É uma escolha!
A música sertaneja está inserida na vida de muitas pessoas, de fato, aquele caipira foi se adequando a época, mas existe e procura cultivar suas raízes. Já no sertanejo pop, o surgimento de novas duplas não pára. O mercado está sempre lançando novos nomes que fazem sucesso pelo Brasil afora.
HISTORIANDO – ENDO – INDO
Só para reforçar um pouco a história dessas duas identidades, vou escrever um pouco mais sobre o passado. Afim de não confundir o termo e a história do som.
Caipira X Sertanejo

Fonte: Brasilescola
O subgênero musical “sertanejo” é totalmente brasileiro. Na verdade, o sertanejo é uma variação ou uma “urbanização”, se é que podemos assim dizer, da música caipira, onde são utilizados instrumentos artesanais, como a viola, o acordeão e a gaita, algo voltado para o público rural do Brasil.

O sertanejo se caracteriza pela melodia simples e melancólica das músicas, bem semelhante à música caipira, talvez um pouco mais dançante e sem dúvida, mais urbana. Enquanto a música caipira tinha uma temática baseada na vida do campo, os sertanejos mudaram essa temática para agradar o grande público das cidades, adotando temas como amor e traição.

Ocorreu o cuidado particular em se evitar o termo “caipira”, visto com preconceito por grande parte da população.

A partir de 1980, houve no Brasil uma grande exploração comercial da música sertaneja, começando com Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo, passando posteriormente para uma grande quantidade de duplas, tendo seu auge entre os anos de 1988 e 1990. Após esse período, a música sertaneja começou a “esfriar” devido ao destaque dado na mídia à outros estilos musicais, como pop e funk, porém sempre continuou bastante presente na região centro-sul do Brasil.

Por volta dos anos 2000, a música sertaneja conquistou novo destaque na mídia através do amplo espaço cedido à nova geração de duplas como Bruno & Marrone, Edson & Hudson, etc.



Larissa Alves

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Então é dia de rodeio...








Túnel do tempo : uma breve história da origem dessa festa

A história de rodeios no Brasil pode ser contada a partir de Barretos. Em 1955, a cidade possuía a pecuária como maior atividade econômica. Quando descansavam, os peões da região costumavam testar suas habilidades na lida com o gado. Foi assim que no mesmo ano nascia, numa mesa de bar, o "Clube Os Independentes".
A partir daí, inspirada na lida das fazendas e nas disputas realizadas próximo aos currais, surgiu a Festa do Peão de Barretos, em 1956. E já na primeira festa a principal atração era a disputa entre o homem e o animal.Barretos tornou-se o principal palco do rodeio brasileiro. Tudo ali realizado servia como modelo para outras cidades que já começavam a promover suas festas.
Na década de 60, a agenda de eventos no Brasil era enorme, principalmente no estado de São Paulo. Os peões haviam se transformado em competidores e corriam de uma festa a outra atrás dos prêmios.
Nos dias de hoje, os rodeios tornaram-se marco e identidade de inúmeras cidades do país. A festa, é aguardada todos os anos. Reúne milhares de pessoas, não só as amantes da música sertaneja. Normalmente, cada dia têm um show diferente.
Muitos rodeios acontecem pelo país durante o ano inteiro. Os principais se encontram em São Paulo, nas cidades de : Barretos (já mencionada), Jaguariúna, Osasco, Americana, Limeira...
Reúne milhares de pessoas com diferente idade, cultura, religião, credo.... é uma festa universal.


Polêmica
Fonte: www.abril.com.br



Os boiadeiros se divertem na arena dos rodeios e os animais sofrem. Esta é a visão do Projeto Esperança Animal (PEA) e da Associação Protetora de Animais São Francisco de Assis (Apasfa).Para as duas instituições, a festa de rodeio machuca o animal (boi e cavalo) em diversas partes. Um exemplo é o sedém (laço ao redor do corpo do animal). A PEA informa que o artifício causa dor no animal e atinge órgãos como o intestino e a região do prepúcio, onde se aloja o pênis do animal.Já os peões se defendem dizendo que o sedém não causa dor, apenas cócegas. E ainda, para os organizadores de rodeios, o boi (ou cavalo) fica laçado pelo sedém por apenas oito segundos - período em que o peão tem de se sustentar na montaria.A polêmica já fez com que algumas cidades - como Rio de Janeiro, São Paulo e Sorocaba - proibissem o rodeio.


Efeitos Especiais




Existe toda uma estrutura envolvida para a realização do evento. Além do local apropriado - arena- , os organizadores abusam de efeitos especiais, iluminação, afim de arrancar olhares de surpresa do pessoal.


Para entrar no clima, vai a letra de uma canção conhecida por grande parte dos brasileiros:

Alô Galera de Cowboy
Dallas Company


A magia está no ar
Vejo fogo na arena
O cavalo a celar
Isso é coisa de cinema
Uma beca invocada
Um pingente no chapéu
Ouço uma oração
Sinto um pedaço do céu

Alô galera de cowboy
Alô galera de peão
Quem gosta de rodeio bate forte com a mão
Sinto o clima
É dia de rodeio
Todo mundo se arrumou
Alegria de um país inteiro
Festa de interior

Uma beca invocada
Um pingente no chapéu
Ouço uma oração
Sinto um pedaço do céu

Alô galera de cowboy
Alô galera de peão
Quem gosta de rodeio bate forte com a mão
Alô galera de cowboy
Alô galera de peão
Quem gosta de rodeio bate forte com a mão

Sinto o clima
É dia de rodeio
Todo mundo se arrumou
Alegria de um país inteiro
Festa de interior
Uma beca invocada
Um pingente no chapéu
Ouço uma oração
Sinto um pedaço do céu

Alô galera de cowboy
Alô galera de peão
Quem gosta de rodeio bate forte com a mão

(...)


Larissa Alves




quarta-feira, 16 de abril de 2008

Com que roupa eu vou?



Como vocês podem ver estamos falando de festa, mas não é qualquer uma. É a principal das que compõem a identidade do nosso objeto de estudo. Quando falamos em festa vem logo a cabeça: ROUPA.
Por isso venho falar um pouco sobre as vestimentas deste grupo que são um tanto diferente do que os jovens costumam usar.
Como os próprios sertanejos dizem, hoje em dia existem dois tipos de Cowboys: os que ouvem música sertaneja e se vestem como tais todos os dias e aqueles que usam as roupas e acessórios apenas em eventos típicos.
Mas meu interesse aqui é conversar com vocês um pouco sobre os que se vestem como Cowboys sempre, os que usam calça justa e com cintura relativamente alta, cinto e fivela, camisa xadrez ou jeans, chapéu e bota.
O tempo faz com que algumas dessas peças se modifiquem, no lugar da camisa xadrez ou jeans pode-se usar uma lisa e sem manga, a bota sai para a entrada dos coturnos sem salto.
Já as Cowgirls usam saias, antes cumpridas e hoje mais curtas ou até mesmo substituídas por calças; botas com saltos e cano bem alto ou sem cano (parecida com sapatos) e bordadas; em vez de camisas usam camisetes ou malhas bem justas e sem detalhes para que o toque final possa ser feito com os acessórios.
Os seguidores desta filosofia condenam, pois se antes eles eram descriminados por se vestirem de forma diferente hoje qualquer um adere a "moda" sem saber ao certo o que aquilo significa para aqueles que tem o sertanejo como o paixão, o medo é que se perca a originalidade que eles trazem a anos.
Por isso, meus amigos e amigas, quando se vestirem como Cowboy ou Cowgirl para ir a uma festa e se sentir parte deles, você pode não notar mas eles perceberão que você não faz parte do grupo.


Um grade abraço


Ana Carolina Baldin

terça-feira, 8 de abril de 2008

Definindo... Primeira Parte... Eis que surge a Música de Raíz!

Neste momento, o foco está voltado à música de raiz. Sei que se trata de um trabalho antropológico, porém para os que acompanham as publicações deste humilde blog peço licença para contar a história do surgimento deste segmento e ainda para encaixá-lo na linha do tempo. Somente para constar, as informações deste post como também o trecho a seguir, foram parcialmente colhidas do “Clube Sertanejo”.

A riqueza da música sertaneja de raiz está na diversidade de seus toques. Assim, mantendo as características básicas de harmonia, a essência da música sertaneja de raiz não é voltada às variações e alterações de acordes, mas à complexidade dos toques.
Clube Sertanejo


Não se sabe ao certo quando surgiram as primeiras músicas de raiz, mas um bom parâmetro é Cornélio Pires. Conhecido pelas anedotas e modas, onde o personagem é a figura do caipira, Cornélio reúne recursos para financiar gravações de discos e apresentações das principais duplas paulistas no início da década de 20. Tocando violão e viola sertaneja e cantando sempre em duas vozes, as músicas desta fase são conhecidas como “modas de viola”.
Seu auge se deu entre as décadas de 1940 e 1960, mas o constante esvaziamento do campo motivado pela modernização e pela fuga para os centros urbanos fez com que o som dos instrumentos fossem rotulados como “fora de moda” e com isso deixaram de serem ouvidos nas cidades. Mas a rendição do modismo veio a “galope”. A força da genuína musica raiz fez com que, aos poucos, a velha viola sertaneja voltasse aos palcos e aos grandes festivais. As décadas de 70 e 80 foram as que firmaram ainda mais o sertanejo de raíz. Tião Carreiro fez nome e até hoje é associado ao estilo musical.
Nomes que foram registrados na história da musica brasileira fizeram parte deste movimenta rural: Tião Carreiro, Pena Branca e Xavantinho, Tonico e Tinoco entre outros.

*Resumo de características:
Vestimentas simples, sempre com chapéu da cabeça, bota nos pés;
Músicas melancólicas, tocadas com violas, com letras que remetem aos hábitos sertanejos.


Obs: Capa do primeiro LP solo de Tião Carreiro, na década de 70. Ele nunca frequentou escola de música e foi autodidata também na escrita. Intuitivamente criou novas batidas de viola para a música sertaneja que viraram estilos musicais. Apesar do sucesso comercial com o companheiro Pardinho, Tião nunca abandonou suas raízes e lançou discos solos instrumentais onde a estrela era a sua maravilhosa viola.
(Créditos: MUBI - Música Brasileira Independente)


Marcelo Casagrande




quarta-feira, 2 de abril de 2008

Começando do começo... O significado do sertanejo!



Segundo o dicionário Michaelis:

ser.ta.ne.jo
(ê), adj. 1. Relativo ao sertão. 2. Próprio de sertão. 3. Que vive no sertão. 4. Rude, caipira. S. m. Homem sertanejo.



A origem do adjetivo sertanejo faz referência a tudo que é ligado a “sertões”, ou seja, das localidades interioranas do Brasil, o intitulado “povo caipira”.
Ao destacar o campo musical, percebe-se uma confusão ao definir a melodia “sertaneja”. Sabe-se que no Brasil, o estilo em questão é o herdeiro da moda de viola e da música caipira que se caracteriza por canções com traços melancólicos e simplórios. O gênero passou por inúmeras transformações e a essência original se perdeu com o tempo. Hoje é possível encontrar diversas vertentes. São elas: caipira, de raiz, country (influência norte-americana), sertaneja ou sertanejo universitário/pop. Ao longo dos próximos posts iremos mostrar quais são as suas peculiaridades, mas sobre tudo, as suas diferenças. Abordaremos as características deste objeto de estudo. Quem são e o que fazem os seguidores do sertanejo, como vivem, como se vestem, e destacaremos também a industria musical, grande causadora das adaptações e modernizações.

Marcelo Casagrande