quinta-feira, 12 de junho de 2008

VERSOS DE RODEIO


Personagem

Boa tarde,

Primeiramente, a idéia desse post era trazer apenas versos de rodeio, porém, achei que ficaria muito "jogado". Assim, tive a idéia de trazer uma figura importante, um narrador, para nos contar um pouco mais sobre isso.

Marco Aurélio Ribeiro, o Marco Brasil, é locutor de rodeios desde 1996. A rapidez na improvisação dos versos e a voz possante fez do paulista da cidade de Dracena um dos maiores locutores de todo o Brasil.
Foi em 1996, que Marco lançou o seu primeiro CD, com versos e músicas sertanejas. Teve uma tiragem de 400.000 cópias. Sempre apaixonado pelo mundo country, começou a percorrer em rodeios de todos os cantos do Brasil. Lançou 8 CDs e 1 DVD, o "Marco Brasil 10 Anos". Desde 2005, apresenta o programa "Fronteira do Brasil", da TV Fronteira, com quadros que valorizam o trabalho no campo e a culinária, além de apresentações de duplas sertanejas.
O locutor participou durante 5 anos de show e rodeios por todo o Brasil. Seus versos encantam e alegram a todos. .

Qual a sensação de ser o "mestre de cerimônias" de um rodeio?
Marco:
Acho que é a mesma de um jogador de futebol, quando faz um gol. O rodeio é minha vida, não me vejo sem esse dom que Deus me deu. É maravilhoso poder fazer da minha voz a emoção do rodeio.

O que você sente quando se vê de frente com aquela multidão no rodeio?
Agora mesmo acabei de sair de um show em Gurupi (Tocantins) e estou no aeroporto relembrando cada pessoa que estava presente, vibrando, cantando e se emocionando com os poemas. Há horas em que paro e fico pensando: "será que sou eu mesmo e tudo isso me pertence ?"

Os rodeios e o sertanejo estão virando uma "febre" no Brasil? Se sim, essa "febre" é passageira?
Se você me perguntasse há alguns anos, eu diria que tinha dúvidas. Mas agora eu sei que o rodeio está estabilizado, acabou a febre e ficou realmente quem tem garra pra vencer, quem está estruturado e vê o rodeio de forma profissional. O sertanejo está numa fase de renovação, e isso é muito bom. Agora é a vez de César Menotti & Fabiano e Victor & Léo, entre outros.

Você já passou por algum momento constrangedor durante a locução de algum rodeio?
Em Barretos 2005, a minha calça rasgou durante a apresentação e eu, numa boa, disse que aquela calça não era da minha marca (jeans Marco Brasil) e sim, de uma concorrente (risos).

Qual momento não sai da sua cabeça em mais de 10 anos no mundo do rodeio?
Meu primeiro rodeio em Dracena-SP, minha terra natal, onde tive uma vida difícil e de muita luta. Nessa ocasião, recebi meu primeiro disco de ouro.

Qual é o melhor Rodeio do Brasil na sua opinião e por quê?
Aquele que me contrata e paga (risos). Não, falando sério, sem sombra de dúvida e o de Barretos.

Você já realizou todos os seus sonhos profissionalmente? Se não, o que falta?
Ainda quero fazer um programa sertanejo na TV, resgatando os antigos e apresentando os novos talentos.

Quais são as suas duplas sertanejas preferidas?
Milionário & José Rico, Durval & Davi, Joaquim & Manuel, Chitãozinho & Xororó, Edson & Hudson e César Menotti & Fabiano.

Qual é a melhor parte do rodeio? As festas, os campeonatos, a "azaração"?
Rodeio é tão maravilhoso que até a poeira me faz bem, mas as montarias e a parte religiosa são os pontos altos .

Os versos que o locutor faz nos rodeios saem na hora? Qual verso não pode faltar?
Alguns versos sim, outros tem uma base e, dependendo da ocasião, improviso na hora. Os poemas que retratam a vida e as histórias não podem faltar de jeito nenhum, mas os versos que eles mais gostam é os que falam de loura ou morena. "A loira é minha paixão, japonesa é minha pequena. Que me perdoem as duas, mas eu prefiro a morena".

Para finalizar, fale um verso para nós:

"Alô meu povo !!!Quem vos fala, se apresenta, sou doçura, sou pimenta,sou grosso e gentilsou trovão sou tempestade,sou do campo e da cidade, eu sou Marco Brasil !!!"


Agora confira os VERSOS DE RODEIO mais conhecidos no Brasil:


"Eu nasci num ninho de cobra.Minha mãe era serpente.Eu bebi do leite dela.Meu sangue ficou mais quente.Jacaré mato no tapa.Cascavel mato no dente.Porque o sangue que corre na minha veia. É o veneno do aguardente"


"O homem que tem uma mulher e respeitado,o homem que tem duas mulher e privilegiado, o homem que tem três mulher e assanhado, o homem que tem mais de três mulher sai da frente que e tarado...

Quando eu morrer não quero nem choro e nem vela, não quero homem e nem mulhe só quero ser enterrado na porta de um cabaré..."


" Sou adepto na arte de farrear, porem na zona aprendi a amar e da zona não quero largar. Conheço toda zona que existe no Estado, sou amigo das biscates e companheiro dos veados. Andei por muita zona e por muita zona tenho paixão, conheço muito corno, gigolô e cafetão. Há mais de 25 anos que eu vivo nesta vida, porta de boteco e casa de rapariga, garrafa destampada e mulher de perna pra riba!!!!! "


" Eita amor bandido mata esse coração sofredor passeando em terra bonita conhece uma loira e uma morena também para loira eu ate olhei mais foi pela morena que eu mim apaixonei!!! orrilaaaLoira se tu soubesse o jeito gostoso que a morena tem, tu comprava tinta preta e ficava morena também SIGURAAAAAAAAAAA PEÃOOOOOOOO"


" Se encontrar a minha paixão, diga que estou sozinhoMorando no mesmo endereço, do nosso ultimo ninho.Por favor, diga pra ela, que depois que ela se mudouQue casei com a saudade que restou do nosso amor! "


"Eu deixei a minha família ainda tinha pouca idade,Vivi a vida conturbada como vive na cidadeMinha mãe esta velhinha, mas de mim sente ciúme,Eu entrei na noite escura, escoltado por vaga-lumes.Com a saudade e a distancia o meu orgulho deixeiE pra junto da minha família para sempre eu voltei!"


" A pinga vem da cana.E a cana vem da roça.Homem que tem duas Mulheres.Uma é dele e a outra é nossa."


Chega, né?



Esses versos foram coletados dos sites:


panelinhabelezera.vilabol.uol.com.br

marcoscowboy.com.br

aomundocountry.com.br


Abraços,


Larissa Alves

quinta-feira, 5 de junho de 2008

O Berrante



Que tal começar com a definição? (Segundo Wikipédia)


Berrante é uma corneta feita com chifres de bovino ou de outros animais. É uma espécie de buzina cujo som imita o mugido dos bovinos e é usado desde a Antiguidade por pastores e atualmente por vaqueiros brasileiros e africanos para chamar o gado no campo ou no transporte por intermédio das comitivas.
Quando pensamos em sertanejo (eu pelo menos), pensamos no berrante e nos homens que tocam o mesmo com uma paixão de invejar qualquer pessoa. O som pode não parecer tão agradavel para alguns, mas tem toda sua beleza.
Se no violão, na guitarra, no violino, na viola e outros instrumentos as notas são dadas através da posição dos dedos (que nada mais é que uma teoria) no caso do berrante a boca é quem dá a nota.
Ouvi dizer que a técnica está em tocar sem encostra muito a boca no bocal (ponta do berrante).
Existem sons específicos para representar o que for preciso, como exemplo temos o Estradão que é quando a boiada toma a estrada e vai seguindo calmamente o ponteiro da o toque de estrada. O som deste toque agrada muito a boiada.
Para alguns, uma paixão e para outros apenas o desconhecido. De qualquer forma esta é a história do instrumento que faz parte da vida dos sertanejos

Até mais!


Algumas informações foram retiradas do site abaixo:
http://www.solbrilhando.com.br/_Rodeios/_Nac/Berrante.htm

Ana Carolina Baldin