quinta-feira, 5 de junho de 2008

O Berrante



Que tal começar com a definição? (Segundo Wikipédia)


Berrante é uma corneta feita com chifres de bovino ou de outros animais. É uma espécie de buzina cujo som imita o mugido dos bovinos e é usado desde a Antiguidade por pastores e atualmente por vaqueiros brasileiros e africanos para chamar o gado no campo ou no transporte por intermédio das comitivas.
Quando pensamos em sertanejo (eu pelo menos), pensamos no berrante e nos homens que tocam o mesmo com uma paixão de invejar qualquer pessoa. O som pode não parecer tão agradavel para alguns, mas tem toda sua beleza.
Se no violão, na guitarra, no violino, na viola e outros instrumentos as notas são dadas através da posição dos dedos (que nada mais é que uma teoria) no caso do berrante a boca é quem dá a nota.
Ouvi dizer que a técnica está em tocar sem encostra muito a boca no bocal (ponta do berrante).
Existem sons específicos para representar o que for preciso, como exemplo temos o Estradão que é quando a boiada toma a estrada e vai seguindo calmamente o ponteiro da o toque de estrada. O som deste toque agrada muito a boiada.
Para alguns, uma paixão e para outros apenas o desconhecido. De qualquer forma esta é a história do instrumento que faz parte da vida dos sertanejos

Até mais!


Algumas informações foram retiradas do site abaixo:
http://www.solbrilhando.com.br/_Rodeios/_Nac/Berrante.htm

Ana Carolina Baldin

Nenhum comentário: