sexta-feira, 30 de maio de 2008

Continuando... Definindo a música Country! ! !

Prezados leitores, dando continuidade ao nosso trabalho, você acompanha a seguir, algumas características do Country. Este que é mais um "braço" do sertanejo, ou seria o sertanejo um "braço" do Country?!
Acompanhem...


"É preciso ter cheirado muito esterco de cavalo antes de cantar como um caipira."
Hank Williams, estrela da musica country.


A música country (música do interior) é uma mescla dos mais variados estilos populares provenientes do Sul dos EUA e pelas montanhas dos Apalaches. As suas bases podem ser encontradas na Música Gospel, na folclórica tradicional, celta, blues e na música popular do séc. XIX que teve um desenvolvimento repentino nos anos 1920.
Sabe-se que o gênero é representado por homens do campo, com isso associa-se à vestes e instrumentos rústicos como o Bandolim, Banjo, Rabeca, Violão. As primeiras gravações datam de meados de 1922, quando o som de Uncle Eck Robertson e Henry Gilliard foram lançados no mercado norte-americano. Quando pensamos em um nome para rotular de “pai da música Country”, logo indicamos Jimmie Rodgers. Porém o grande e principal nome da música deste gênero é Hank Williams, o autor do clássico Jambalaya.
Geograficamente, a capital símbolo do country é Nashville, já que é lá a sede das mais importantes gravadoras de gênero, e onde se realizaram os mais famosos festivais desse estilo musical.

Tipos de dança country:
*Single Dance (dança sem par), Line Dance (em fila) ou Honky Tonk (formando coreografias), onde cada um adapta ao seu estilo, fazendo giros diferentes, desde que a estrutura básica da coreografia não seja atingida.
*Partner Dance (dança de par), se aproxima da dança de salão brasileira, onde não existe coreografia pré-definida e os passos são comandados pelo cavalheiro da dupla.
*Two-Step (passo a dois), com coreografia, dançando em círculos ou livremente, como em uma quadrilha.

Nos dias atuais novos nomes estão aparecendo no cenário do country: Shania Twain, Alan Jackson, Clint Black, Suzy Bogguss, Garth Brooks entre outros.

Referências: Creating Country Music


Marcelo Casagrande

Nenhum comentário: