quarta-feira, 16 de abril de 2008

Com que roupa eu vou?



Como vocês podem ver estamos falando de festa, mas não é qualquer uma. É a principal das que compõem a identidade do nosso objeto de estudo. Quando falamos em festa vem logo a cabeça: ROUPA.
Por isso venho falar um pouco sobre as vestimentas deste grupo que são um tanto diferente do que os jovens costumam usar.
Como os próprios sertanejos dizem, hoje em dia existem dois tipos de Cowboys: os que ouvem música sertaneja e se vestem como tais todos os dias e aqueles que usam as roupas e acessórios apenas em eventos típicos.
Mas meu interesse aqui é conversar com vocês um pouco sobre os que se vestem como Cowboys sempre, os que usam calça justa e com cintura relativamente alta, cinto e fivela, camisa xadrez ou jeans, chapéu e bota.
O tempo faz com que algumas dessas peças se modifiquem, no lugar da camisa xadrez ou jeans pode-se usar uma lisa e sem manga, a bota sai para a entrada dos coturnos sem salto.
Já as Cowgirls usam saias, antes cumpridas e hoje mais curtas ou até mesmo substituídas por calças; botas com saltos e cano bem alto ou sem cano (parecida com sapatos) e bordadas; em vez de camisas usam camisetes ou malhas bem justas e sem detalhes para que o toque final possa ser feito com os acessórios.
Os seguidores desta filosofia condenam, pois se antes eles eram descriminados por se vestirem de forma diferente hoje qualquer um adere a "moda" sem saber ao certo o que aquilo significa para aqueles que tem o sertanejo como o paixão, o medo é que se perca a originalidade que eles trazem a anos.
Por isso, meus amigos e amigas, quando se vestirem como Cowboy ou Cowgirl para ir a uma festa e se sentir parte deles, você pode não notar mas eles perceberão que você não faz parte do grupo.


Um grade abraço


Ana Carolina Baldin

Um comentário:

Unknown disse...

Perspectiva interessante: a identidad e não se constrói apenas pela roupa. Cuidado apenas com alguns momentos etnocêntricos, como por exemplo, ao afirmar que eles não se vestem como os jovens... que jovens?