quarta-feira, 30 de abril de 2008

CARACTERIZANDO - ENDO - INDO


Todo estilo musical possui uma “identidade” , aquilo que o caracteriza dos demais. Cada qual, seja o forró, o pagode, o funk, o jazz... , busca através de diferentes modos mostrar a sua cara. Por trás dessas caracterizações existem uma série de valores.
Como qualquer estilo, o nosso comentado SERTANEJO, também possui características que são únicas. E é isso, que vou procurar mostrar minimamente nessa postagem...
Quando fala : “ Sertanejo” o que vem em sua cabeça?
Para a maioria das pessoas que perguntei vem: “ rodeio” , “coisa de interior”, “homem de chapéu , bota e corda” , “boi, cavalo”, “duplas musicais”, “ viola, violão”, “ músicas de apaixonado”, “arena” ... sim, temos aqui um grande campo lexical!
É complicado tentar caracterizar algo, sem se identificar e colocar o seu ponto de vista, seus valores sobre o objeto. De fato, todos têm uma visão sobre determinada coisa, que pode variar ou ser a mesma. No caso da música sertaneja é difícil, pois uma mesma pessoa pode gostar desse estilo, - que possui duas identidades a caipira e a pop, como já foi mencionado – e gostar de outros estilos também. Não é o tipo de “objeto” que ou gosta desse ou do outro. Ou sou brasileira ou japonesa. Ou sou do grupo de mulheres ou do de homens. Também não é caracterizado apenas por aqueles que se vestem a caráter. O que se pode falar é ou gosta da música sertaneja ou não. É uma escolha!
A música sertaneja está inserida na vida de muitas pessoas, de fato, aquele caipira foi se adequando a época, mas existe e procura cultivar suas raízes. Já no sertanejo pop, o surgimento de novas duplas não pára. O mercado está sempre lançando novos nomes que fazem sucesso pelo Brasil afora.
HISTORIANDO – ENDO – INDO
Só para reforçar um pouco a história dessas duas identidades, vou escrever um pouco mais sobre o passado. Afim de não confundir o termo e a história do som.
Caipira X Sertanejo

Fonte: Brasilescola
O subgênero musical “sertanejo” é totalmente brasileiro. Na verdade, o sertanejo é uma variação ou uma “urbanização”, se é que podemos assim dizer, da música caipira, onde são utilizados instrumentos artesanais, como a viola, o acordeão e a gaita, algo voltado para o público rural do Brasil.

O sertanejo se caracteriza pela melodia simples e melancólica das músicas, bem semelhante à música caipira, talvez um pouco mais dançante e sem dúvida, mais urbana. Enquanto a música caipira tinha uma temática baseada na vida do campo, os sertanejos mudaram essa temática para agradar o grande público das cidades, adotando temas como amor e traição.

Ocorreu o cuidado particular em se evitar o termo “caipira”, visto com preconceito por grande parte da população.

A partir de 1980, houve no Brasil uma grande exploração comercial da música sertaneja, começando com Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo, passando posteriormente para uma grande quantidade de duplas, tendo seu auge entre os anos de 1988 e 1990. Após esse período, a música sertaneja começou a “esfriar” devido ao destaque dado na mídia à outros estilos musicais, como pop e funk, porém sempre continuou bastante presente na região centro-sul do Brasil.

Por volta dos anos 2000, a música sertaneja conquistou novo destaque na mídia através do amplo espaço cedido à nova geração de duplas como Bruno & Marrone, Edson & Hudson, etc.



Larissa Alves

Nenhum comentário: