quarta-feira, 7 de maio de 2008

ENTRELINHAS


Letras/ música X Letras/ música
O objetivo desse post não é procurar descrever, falar, opinar, historiar nada. E sim, apenas mostrar/ colar algumas letras de ambas vertentes. Espero, que vocês percebam as diferenças e igualdades do modo como foram compostas, os temas retratados...
A idéia não é comparar, apenas conhecer lados diferentes e não opostos.

Vou começar com “ Tristeza de Jeca”, de Angelino de Oliveira em 1926. Ele contribui muito para o reconhecimento que estabelecesse a música rural como gênero musical. Essa letra é conhecida por vozes como de Zezé Di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, Tonico e Tinoco.

Nestes verso tão singelo
minha bela, meu amor
pra você quero contar
o meu sofrer e a minha dor
eu sô que nem sabiá
qdo canta é só tristeza
vê meu gaio rebenta
nesta viola eu canto e gemo di verdadi
cada quarta representa uma saudade
eu nasci naquela serra
num ranchinho de rachão
tudu cheio de buraco
adonde a lua fai clarão
quando chega a madrugada
lá na mata a passarada
principía um baruião
nesta viola eu canto e gemo di verdadi
cada quarta representa uma saudade
vou parar cua minha viola já naum posso mais cantar
pois um jeca quando canta têm vontade de chorar
o choro que vai caindo
devagar vai se sumindo
como as água vão pro mar



Sigo para “ Sangue Caipira”, Alcino Alves e Teodoro: na voz de Teodoro e Sampaio

1 . Nas veias deste meu corpo corre sangue de caipira / No braço desta viola a minha alma suspira / Por onde quer que eu ande / qualquer chão que eu pisar / a saudade da infância / do meu tempo de criança / para sempre vou levar

2. As histórias do vôvô que já foi morar com DEUS / Até hoje me arrepia ao contar pros filhos meus / Tinha mula sem cabeça, corpo seco no gratão / Assustava qualquer homem / A história do lobisomem / sexta-feira da paixão

3. Mamãe varria o terreiro com vassoura de guanchuma / Logo toda a vizinhança chega uma por uma / Sentada junta a foqueira olhando a lua sair / a família conversava / só quando o galo cantava é que a gente ia dormir

4. Um rádio de pilha grande que alegrava nossa vida / pra ouvir modas de viola e a missa de Aparecida / Na igrajinha do bairro tinha leilão tinha prenda / tinha um povo matuto, jogando e gritando truco lá no terreiro da venda

5. Hoje quando eu encosto a cabeça no travesseiro / tudo isso vem no meu sonho, parece tão verdadeiro / Meu sentimento é tanto / que os olhos enchem de pranto e eu choro de saudade

Youtube: Teodoro e Sampaio no Programa do Jô http://www.youtube.com/watch?v=Wqqjfpn0ZDA&feature=related


Agora vêm Tião Carreiro e Pardinho com “Menino da Porteira”

Toda vez que eu viajava
Pela estrada de Ouro Fino
De longe eu avistava
A figura de um menino
Que corria abrir a porteira
Depois vinha me pedindo
Toque o berrante seu moço
Que é pra eu ficar ouvindo
Quando a boiada passava
E a poeira ia baixando
Eu jogava uma moeda
Ele saia pulando
Obrigado boiadeiro
Que Deus vá lhe acompanhando
Por este sertão afora
Meu berrante ia tocando
Nos caminhos desta vida
Muito espinho eu encontrei
Mas nenhum caso mais triste
Do que este eu passei
Na minha viagem de volta
Qualquer coisa eu cismei
Vendo a porteira fechada
O menino não avistei
Apeei do meu cavalo
Num ranchinho à beira chão
Vi uma mulher chorando
Quis saber qual a razão
Boiadeiro veio tarde
Veja a cruz no estradão
Quem matou o meu filhinho
Foi um boi sem coração
Lá pra banda de Ouro Fino
Levando gado selvagem
Quando passo na porteira
Até vejo a sua imagem
O seu rangido tão triste
Mais parece uma mensagem
Daquele rosto trigueiro
desejando-me boa viagem
A cruzinha do estradão
Do meu pensamento não sai
Eu já fiz um juramento
Que não esqueço jamais
Nem que o meu gado estoure
Que eu precise ir atrás
Nesse pedaço de chão
Berrante eu não toco mais



Mudando a vertente segue abaixo “Galera Coração” de Edson e Hudson (Henrique/Hudson/Flavinho)

Vai, galera coração, solta a voz, bate na palma da mão
Vai, galera coração, diz que sim pra emoção
A galera tá, no pique, todo mundo animado
A festa começou, ninguém vai ficar parado
A música no ar, o clima contagia
O show é pra você liberar a energia
E aqui tá bom demais, todo mundo no embalo
É tanta emoção, que nem cabe no meu coração
Eu quero ouvir vocês, nessa troca de energia
Vai, galera coração, quero ouvir a multidão
Iê-oh! Iê-oh!
Iê - iê - oh! Iê - iê - oh!
Iê-oh! Iê-oh!
Iê - iê - oh! Iê - iê – oh


Uma dupla recente que vêm arrastando multidões: Victor e Léo – Fada

Fada, fada querida
Dona da minha vida
Você se foi
Levou meu calor
Você se foi mas não me levou
Lua, lua de encanto
Ouça pra quem eu canto
Ela levou minha magia
Mas ela é minha alegria
Vejo uma luz, uma estrela brilhar
Sinto um cheiro de perfume no ar
Vejo minha fada e sua vara de condão
Tocando meu coração
Madrugada de amor que não vai acabar
Se estou sonhando não quero mais acordar
Minha história linda, meu conto de amor
Algo aqui me diz que essa paixão não é em vão
O meu sentimento é bem mais que uma emoção
Eu espero o tempo que for
Minha fada do amor


Uma música que está tocando demais é Pode Chorar - Jorge e Mateus

Quase que acabo com a minha vida
Você me pôs num beco sem saída
Por que fez isso comigo?
Me dediquei somente a você
O que eu podia eu tentei fazer
Mas não, não adiantou.
Você não sabe o que é Amar
Você não sabe o que é Amor
Acha que é só mesmo ficar, ficar, ficar
E se rolar rolou.
Não se maltrata o coração
De quem não merece sofrer.
Não vou ficar na solidão de mão em mão
Assim como você.
Pode chorar,
Mas eu não volto pra você.
Pode chorar,
Você não vai me convencer.
Pode chorar,
Você se lembra o quanto eu chorei por você.




Bom, vou ficando por aqui!

Larissa Alves

Nenhum comentário: